As mais antigas Bonecas
O encantamento das pessoas por bonecas é não é novidade. O boneco vem acompanhando a humanidade desde o início dos tempos, e as escavações arqueológicas que tem revelado alguns de seus segredos nos contam sobre o lugar importante ocupado por este querido personagem da nossa história.
As mais antigas bonecas do mundo são conhecidas como as “Vênus”. São mais de 150 já encontradas , a maioria delas foi descoberta em escavações na Europa, mas foram também recolhidas por toda a Eurásia, incluindo a Sibéria. Elas tem milhares de anos de idade , medem em média de 6 a 15 cm de altura e foram entalhadas em pedra , marfim ou modeladas em barro e cozidas.
São pequenas representações da figura feminina, com seios, ventre e quadris fartos , e seu modelado sugere um tremendo refinamento e compreensão da forma. Difícil saber com precisão seu significado ou uso, mas suas características sugerem que eram símbolos de segurança, prosperidade e fertilidade.
Dá uma olhada nesta galeria e repara em como são singulares:
Muitos são os segredos entorno das Vênus, mas ainda que a gente não consiga decifrar completamente a história contada por elas, o mais incrível é o quanto cada uma conta de sua época , de onde foi produzida, por quem , que tipo de lugar ocupava na vida das pessoas.
Elas nos fazem imaginar como seria a realidade de quem as criou … seu cotidiano, suas crenças, seus amores. Mas mais que tudo , o que essa primeiras bonecas nos revelam é a conexão que existe entre nós e esses nossos ancestrais. Um laço que faz com que milhares de anos depois sigamos sendo tocados e nos permitindo encantar por essas pequenas representações de nós mesmos, algumas vezes tão rebuscadas e outras tão rudimentares , capazes de falar diretamente ao coração.
Quem ficou curioso para saber mais destas pequenas senhoras vai encontrar muita coisa legal aqui nesses links:
https://www.newscientist.com/article/dn17121-ivory-venus-is-first-depiction-of-a-woman/
https://www.khanacademy.org/humanities/prehistoric-art/paleolithic-art/a/venus-of-willendorf