As bonecas Kimekomi
Bonecas estão presente nas diferentes culturas ao redor do mundo. Com formas muito diversas, materiais e funções variadas , essas representações da figura humana nos acompanham já faz muuuito tempo. Alguns povos dão a elas um destaque muito especial e no Japão, bonecas são tratadas com um carinho singular. Lá , mais do que brinquedos ou peças decorativas, bonecas são consideradas amuletos que trazem sorte, saúde e alegria. No calendário japonês existe até um dia de celebração em que bonecas são as estrelas da festa: o Hinamatsuri, dia 3 de março que é o dia das meninas .
Entre tantos tipos tradicionais de bonecos que podemos encontrar no Japão a diferenciação costuma ser feita fazendo referência à técnica utilizada. As Kimekomi são feitas com a técnica de mesmo nome e sua característica principal é ter uma base de madeira ou serragem revestida por ricos retalhos de tecidos presos a ranhuras da peça.
Esse modelo de boneca surgiu em meados do século 18, no santuário Kamigamo em Kyoto e as primeiras foram entalhadas em madeira de salgueiro.
O processo passou por atualizações e agora as Kimekomi tem cabeça e mãos de porcelana e o corpo feito de uma mistura de serragem e cola ou mesmo de uma espuma especial.
Tudo começa modelando em argila para preparar a forma onde será aplicada a massa de serragem e cola.
Depois com a peça em serragem já seca é hora de lixar e entalhar os vincos que são a maior característica deste tipo de trabalho
O tecido é cortado sob medida para cada parte da superficie a ser coberta e antes da aplicação coloca-se adesivo nas ranhuras. Com uma ferramenta o artesão vai pressionando o retalho para dentro do sulco e depois corta delicadamente as sobras.
Só então são fixadas a cabeça, as mãos, os cabelos (que podem ser pintados ou colados) e outros pequenos elementos que caracterizam o personagem como leques, espadas, chapéus ,sombrinhas.
Geralmente a confecção de uma Kimekomi envolve o trabalho de vários artesãos , cada um especializado em uma fase do cuidadoso processo, mas hoje já se encontram à venda kits com bonecos semi-prontos e fazê-las é um hobby popular no Japão. Não sei dizer se entregam no Brasil, mas se você se interessar por estes kits pode encontra-los clicando aqui, aqui ou aqui. Se você encomendar, vou gostar demais de saber como foi ,se você gostou e como ficou seu boneco 😊
O lindo efeito característico dos tecidos presos aos vincos na base dá a essas bonecas um aspecto único e inconfundível, mas vejo semelhanças entre elas e a maneira como trabalho as roupinhas . Pessoalmente gosto de misturar várias técnicas e incorporar procedimentos variados à elaboração de meus bonecos. Acredito que isso enriquece o trabalho e me mantém sempre aprendendo e desenvolvendo minha compreensão dos materiais e dos processos artesanais. Fiquei bem curiosa com essa técnica!
Nas aulas de papel mache alunos sempre me questionaram sobre usar tecidos para revestir os bonecos , mas como não tenho grande familiaridade em trabalhar com esse material, não encontrava um acabamento que me deixasse satisfeita. Acho que esse processo do tecido revestindo a base e preso às ranhuras pode funcionar super bem para o papel machê. Vale a pena experimentar, você não acha?
Dá uma olhadinha aqui na galeria que fiz com algumas dessas lindezas :
Selecionei alguns vídeos lindos mostrando o processo ( você também ama vídeos que mostram como as coisas são feitas?) .
Você já conhecia essas bonecas e sua técnica? Que achou? Eu não conhecia essas bonecas e me lembro vagamente de ter visto muito tempo atrás uma técnica semelhante para fazer uns quadrinhos usando isopor 🤔
Espero que você tenha se encantado tanto quanto eu, e se decidir aventurar-se nesta nova técnica venha me contar a experiência !
Um abraço e até a próxima!
Parabéns por socializar mais uma encantadora pesquisa do universo das bonecas e das suas confecções.