As Rainhas
Vira e mexe me perguntam de onde tiro minhas ideias para os bonecos. Eu mesma sou muito curiosa sobre o que inspira as pessoas. Então criei no blog um espaço para falar um pouco mais do meu processo criativo e aproveitar para mostrar detalhes de alguns bonecos.
Pode começar com uma música, um livro ou uma foto… Algumas vezes eu parto de alguma idéia abstrata e penso em como representa-la. Outras, tenho uma imagem mais ou menos precisa na cabeça , e vou entendendo melhor à medida que vou tornando concreta. Também acontece de começar com uma ideia definida do que quero, mas ela ir mudando durante o processo. Nestes casos, todas as vezes que cedi e me permiti obedecer a esse fluxo o resultado foi muito melhor do que a ideia inicial. Eu gosto de dizer que é quando “faço a vontade do boneco “ .
Para começar escolhi escrever sobre um quarteto que eu gosto demais: As Rainhas.
Faz um tempo ví uma série linda de bonecos inspirada nas cartas do baralho. Desde então pensei que ia amar fazer umas rainhas… o tempo foi passando e comecei a gostar mais da ideia de representar minhas rainhas com um olhar mais afinado com o tarô . Cada uma delas encarna características de um dos 4 naipes, e como cada naipe está relacionado a um dos quatro elementos da natureza foi isso que me guiou na escolha de cores, de roupas e adereços e até para imaginar a personalidade de cada uma (pois é… imagino personalidades para os bonecos… rsrsrsrs)
A Rainha de Espadas
O naipe de espadas é ligado ao elemento ar, e tem relação com a mente, o mundo das idéias, a comunicação e nosso lado mais racional. Tons de azul claro , prata e branco me pareceram as cores ideais para ela. Traz uma espada que que é o simbolo do naipe e também de uma mente afiada . A Rainha de Espadas veste uma estola de nuvem e, na base da saia, fiz uma “revoada de folhas secas”, com uma estrutura de arames e pequenas folhas cortadas em papel artesanal , para trazer o movimento do vento para a peça.
A Rainha de Copas
O reino dos sentimentos é o território da Rainha de Copas. A sensibilidade, a emotividade, o amor… Seu elemento é a água . Para ela também escolhi tons de azul, mas desta vez mais escuros e profundos. Ela tem um cálice dourado como emblema do seu naipe . Usa um echarpe “de cachoeira”, que fiz pensando em figurar o movimento das águas correntes.
A Rainha de Paus
A Rainha de paus está relacionado ao elemento fogo , à intuição, à vitalidade ,à coragem e à vontade. A tocha que ela carrega sinaliza seu naipe. Sua echarpe fulgurante lembra o movimento de labaredas e escolhi para ela tons quentes que vão do amarelo queimado ao vermelho com detalhes em marrom e dourado. Ela é linda e vibrante!
A Rainha de Ouros
A terra é o elemento da Rainha de Ouros. Seu reino é o dos sentidos ,da estabilidade, da prosperidade, abundância … Ela usa um rico vestido em dourado e verde e uma capa marrom. De dentro da capa brotam ramos floridos… Carrega um pentagrama em ouro , que é símbolo do seu naipe.
Essas são as minhas quatro Rainhas. Aqui na galeria abaixo reuni mais fotos delas, com outros ângulos e detalhes. Se você tem curiosidade por saber a estória de alguma de minhas peças me escreve que sua sugestão pode ser o próximo post desta série . E me conta: De onde você tira suas ideias?
Sou encantada pelo seu trabalho, de todos os artistas que tenho pesquisado, achei seu trabalho lindo, com muita sensibilidade. Assisti seus vídeos e agora estou me aventurando a fazer minhas esculturas, sem nunca ter feito nada parecido. Obrigada por inspirar pessoas!
Oi Aliandra, muito obrigada!
Fico muito feliz que goste do meu trabalho , e ainda mais por você ter se animado a fazer suas esculturas! Agradeço demais por me contar, e espero poder ajudar!
Um abraço!
Amei, vc me inspirou a tentar alguns projetos!
Sempre admirei papel machê!