Como usar as proporções da figura humana em um boneco

Uma grande fonte de dúvidas quando começamos a criar nossos primeiros bonecos, é a questão das proporções da figura humana. É verdade que o boneco não precisa seguir as proporções de um corpo humano real  e podemos escolher livremente as formas e medidas que nos parecerem melhores, mas mesmo que nossa intenção não seja uma figura realista, é interessante conhecer alguns padrões, e poder fazer nossas escolhas com consciência.  Para  facilitar preparei uma parte nova para a apostila que uso na oficina, com alguns esquemas bem didáticos e super  práticos para serem aplicados na hora de montar a estrutura. Aproveito para compartilhar por aqui .

Aqui vão 9 dicas faceis que você pode utilizar em seus bonecos:

1- A unidade padrão usada como referência para estudar as proporções do corpo humano é o tamanho da cabeça . Os esquemas mais usados tem sete e meia ou oito cabeças, mas estes são só esquemas didáticos, para facilitar a compreensão. Na verdade as pessoas podem ser mais esguias, ou mais corpulentas, ter o tronco mais curto e pernas bem compridas…  há muitas variações. Você pode escolher alterar essas proporções como recurso expressivo, e usar este elemento para resaltar alguma característica da personagem.

2- Tanto a largura do quadril como a dos ombros corresponde a aproximadamente 2x a largura da cabeça . Sendo que geralmente mulheres tem ombros um pouco mais estreitos e quadris um pouco mais largos. Nos homens esta variação se inverte, geralmente têm ombros mais largos e quadris mais estreitos.

3- Acompanhando pelo esquema da  primeira ilustração você pode ver que a linha dos seios fica na altura da segunda cabeça.

4- O umbigo fica bem na linha da terceira cabeça.

5- A articulação dos braços, o cotovelo, também fica alinhado com o umbigo

6- Com o braço estendido,  a articulação do punho fica logo abaixo da linha do quadril.

7- Os joelhos ficam bem no meio da sexta cabeça

Mais dicas boas e que ficaram de fora das ilustrações:

8- O comprimento da mão (do punho à ponta do dedo médio) corresponde ao comprimento da face da ponta do queixo à linha do cabelo)

9- O comprimento do pé equivale também à medida da cabeça.

Ainda com relação às proporções , outro momento em que sempre surgem dúvidas é quando resolvemos fazer crianças. Já sabemos que crianças não são mini adultos e seguem outras relações de proporção, mas nunca sabemos as medidas corretas para cada idade. Por isso incluí um esqueminha com a variação das proporções ao longo do tempo:

Que tal? Gostou das dicas? Acha que vai se util ? Tem alguma dúvida em que eu possa ajudar?

Vai ser ótimo se você deixar sua opinião aqui nos comentários e quem sabe sugerir algum assunto para para uma próxima postagem!

Um abraço!

8 thoughts on “Como usar as proporções da figura humana em um boneco

    1. Que bom Jú! Espero que ajude na hora de fazer mais uma de suas lindezas!!!

  1. Explicação super didática. Obrigada por partilhar seu conhecimento. Amei demais!

Vou gostar demais de saber o que achou! Comente aqui: