500 Handmade Dolls

Este é um livro muito especial. Esbarrei com ele a uns 10 anos quando visitei o ateliê da mãe de um amigo. Fiquei maravilhada!

Acredito mesmo que foi um dos momentos em que comecei a pensar com mais carinho e atenção para os bonecos como uma forma especial de expressão criativa.

Na época eu não tinha lá muito traquejo com compras on line e não era nada fácil encontrar este livro nas livrarias de Brasília, então fiquei só na vontade.

Faz uns dois anos que encontrei um exemplar usado na Amazon e finalmente pude me deliciar com a incrível variedade de formas, materiais, ideias e as diferentes abordagens dos bonecos que povoam essas quase 400 páginas.

Quando dou aulas , costumo levar este livro no primeiro dia. Passear por suas páginas é certamente alargar  horizontes. Quanta diversidade e liberdade cabem no processo criativo!

No prefácio,  Akira Blount nos conta como nos Estados Unidos da década de 50 , um grupo de artistas começou a pensar o boneco além de sua posição habitual. Tradicionalmente encarado em nossa  cultura como brinquedo infantil , o boneco já exerceu outros papeis ao longo do tempo, e tem representantes nas mais variadas culturas , sendo algumas vezes simples, rústico  e em outras extremamente refinado. Esse grupo de artistas se organizou e fundou o NIADA ( National Institute for American Doll Artists) com a intenção de estimular e promover a criação de bonecos por artistas profissionais.

Nos anos 70 e 80 um movimento chamado Soft Sculpture trouxe para a escultura toda uma nova gama de materiais como o tecido, as fibras naturais , espumas , papéis e outros materiais macios. Algumas esculturas figurativas feitas com esses novos materiais não eram assim tão diferentes de bonecos… e os limites entre escultura e boneco foram ficando cada vez mais imprecisos.

Com o desenvolvimento tecnológico nas últimas décadas, apareceram ainda outros materiais, massas moldáveis, polimeros, e estes foram sendo combinados a materiais já tradicionais.

Tudo isso Akira conta para nos preparar para conhecer as incriveis criaturas que habitam essas páginas, personagens de estórias e mundos imaginados por dezenas de artistas.

A verdade é que a cada vez que paro para passear pelo livro descubro um novo boneco incrível que eu posso jurar que não estava ali na ultima visita… e o melhor mesmo é gastar tempo se encantando e aprendendo com tanta inspiração!

Aqui na galeria você pode ver alguns dos meus  preferidos:

5 thoughts on “500 Handmade Dolls

  1. Nossa, tanta informação, da vontade de comprar todos os livros! Muita inspiração obrigada por compartilhar 😍

    1. Oi Elaine, aposto que vc vai gostar ainda mais quando estiver com ele em mãos! É cada lindeza!

Vou gostar demais de saber o que achou! Comente aqui: