A minha receita de massa de papel

Oi gente,

Hoje vim compartilhar minha receita de massa de papel!
Como quase todo mundo, nem me lembro quando conheci o papel machê. Deve ter sido na escola , na época do que a gente chamava de pré primário, ou mesmo no antigo primeiro grau. Mas pensar no papel machê como uma técnica expressiva “de verdade” com suas mil e uma possibilidades só foi acontecer mais tarde, quando eu já estava na faculdade de artes. Na época eu estudava na UFMG ,estava em Brasília de férias e fiquei sabendo de um curso de fim de semana com um casal de cubanos (infelizmente não me lembro do nome deles).

O curso foi super legal ! Nele aprendi a técnica da papietagem e vários segredinhos que fazem toda diferença no resultado final, mas não trabalhamos com a massa de papel.
Fiquei uns bons anos usando só a papietagem e fui ficando cada vez mais curiosa em experimentar a massa.

Quando resolvi aprender fui para a internet e descobri uma infinidade de receitas. A maioria delas bem complicadinha, que começava deixando o papel picado de molho uns três dias e depois precisava de um liquidificador industrial (nem sei quantas estórias ouvi de liquidificadores caseiros queimados!). E depois de tudo isso nem sempre o resultado compensava a trabalheira: muitas vezes a massa ficava grosseira e toda empelotada.

Fui pesquisando daqui, experimentando dali, misturando uma indicação com a outra e cheguei na receita que uso até hoje. Simples, fácil, rapidinha de preparar e que resulta numa massa super gostosa de trabalhar e com um resultado bem delicado.

Quer aprender?
São só 3 ingredientes:
Um rolo de papel higiênico (de preferência de folha simples)
Cola Branca (mais ou menos umas 10 colheres de sopa)
Gesso Crê (que é um gesso de secagem lenta – o gesso comum endurece rápido e não funciona não!)

É só assistir o vídeo e colocar mãos à obra!
Está tudo explicadinho, mas se você ficar com alguma dúvida deixa aqui nos comentários que eu vou ficar feliz em te explicar.

E depois de experimentar, vem aqui me contar o que achou !

13 thoughts on “A minha receita de massa de papel

  1. Olá Marcella!!! Lindo seu trabalho!!! Essa massa pode ser armazenada ou tem que ser usada no mesmo dia? Podendo ser armazenada seria por quanto tempo e como, por favor?

    1. Muito obrigada Patrícia!
      Essa massa pode ser armazenada por uns três meses na geladeira, guardada em um pote com tampa ou um saco plástico bem fechado.

  2. Não consegui experimentar colocando o gesso crê, infelizmente o produto comprado pela internet o frete fica bastante alto.

  3. Seu trabalho é maravilhoso. Você acha que o gesso crê ajuda o papel mache grudar nas partes finas? Pq eu tenho muita dificuldade de conseguir revestir de papel mache comum, sem o gesso crê, essas partes finas como os braços e pernas.

  4. Bom dia Marcella, onde posso encontrar o gesso cre? O Gesso acrílico corfix tem a mesma função?

    1. Bom dia Marisa!
      A Casa das Artes é onde encontro aqui em Brasília e também dá para pedir pela internet. Da última vez que comprei foi pelo site da Casa da Resina. O gesso acrílico não funciona como substituto não, é um material bem diferente.
      Que legal que vc vai voltar ao papel machê!

      1. Sim, sempre fico no namoro. Quero ver se começo pra valer agora. Beijos! Saudades.

      2. Marcella, procurei na Casa das artes e na Casa do Artesão e não encontrei gesso Cre. Na internet encontrei só um fornecedor, mas o frete era impagável – imagina 20 reais o kg e o frete 91 reais. Tenho visto o gesso acrilico da corfix – ele pode substituir?

  5. Ola Marcella! Seu blog é optimo! Sabe como se chama gelo cre em ingles? Moro em oraga e terei que procurar pelo nome ingles. Procurei tradução na internet mas me deu plaster believe 🤣. Obrigada!

    1. Oi Rita! Que bom que você gostou!
      Sabe que ainda não consegui encontrar o nome em inglês(aliás, e alias vou agradecer demais se você me contar quando descobrir!
      O que encontrei é que o gesso crê é também usado por dentistas e no Brasil conhecido como Branco de Espanha. Aqui dá para comprar com esse nome em loja de material odontológico, mas não sei como traduzir esse nome também.

  6. Oi acabei de assistir o vídeo de sua receita de p machê hum fina por isso suas peças são finas no acabamento obrigado ☺️

Vou gostar demais de saber o que achou! Comente aqui: