A papietagem

Oi gente, estou aqui de volta para contar mais um pouquinho de como trabalho e das técnicas que uso. Desta vez o assunto é a papietagem , que é um ótimo jeito de começar a conhecer e usar o papel machê,  e que também é conhecida como papelagem e papier collé .

A papietagem é uma das maneiras de se trabalhar o papel machê. É uma técnica muito simples e que consiste em aplicar camadas de papel com cola.

Usando apenas esses dois materiais podemos fazer um mundo de coisas, mas para conseguir um bom resultado e durabilidade tenho algumas dicas super simples e eficazes!

Meu primeiro contato com o papel machê foi com a papietagem em um curso com um casal de cubanos lá pelo ano 2000. Foi um fim de semana todinho dedicado à papietagem e com eles aprendi alguns segredinhos que fazem toda a diferença.

Qual cola usar?

A gente pode usar vários tipos de cola para papietar. Aprendi usando aquela goma tradicional feita de farinha de trigo. Ela é uma delícia de trabalhar, é bem baratinha e colocando um fungicida (gosto de usar o desinfetante Lysoform, mas funciona bem com desinfetantes normais ou vinagre) é bem segura com relação a mofo e também bichinhos. Dura uns três dias na geladeira em um potinho bem fechado. Esta é minha receita ilustrada da goma, se você quiser pode fazer o download  clicando no botão:

Também dá pra fazer goma usando polvilho ou amido de milho, mas são um pouquinho mais caras e menos gostosas de trabalhar.

A cola branca diluída em água também é uma opção, mas é bem mais cara e chatinha de trabalhar.

Hoje minha preferida é o CMC (sigla para carboxi metil celulose) que é uma cola que vem em pó, a gente hidrata e vira um gelzinho transparente e sem cheiro, super gostoso de trabalhar que rende muito e dura um tempão na geladeira.

Qual papel usar?

Depois de definirmos a cola, é a vez de escolher que papel usar.

Dá pra papietar com quase qualquer papel, mas gosto de escolher de acordo com cada projeto. Se é uma peça menor e mais delicada, uso papéis fininhos. Para trabalhos maiores onde preciso de mais resistência, papéis mais grossos. Já usei de papel de seda a saco de cimento e sempre funcionou.

Para meus bonecos costumo usar papel sulfite reaproveitado e jornais velhos. Gosto de trabalhar alternando camadas de papéis diferentes, assim dá para garantir camadas uniformes sem confundir com papéis da camada anterior.

Outra dica importante é rasgar o papel em pedaços, e não cortar com tesoura e estilete. Rasgando a gente desfaz a fibra, e daí na hora que as camadas se superpõe temos uma emenda perfeitinha e quase invisível. Já quando cortamos com a tesoura o trabalho fica com uma textura toda riscadinha.

Um segredinho que faz muita diferença para conseguir uma textura bem lisinha é rasgar o papel contra o sentido da fibra . É só testar rasgando um pedacinho na horizontal e outro na vertical , o que rasgar mais certinho e reto não é o certo, rsrsrs. O certo é o lado mais difícil e que rasga de maneira irregular . Parece bobagem, mas esse detalhe faz toda a diferença para trabalhar em superfícies arredondadas ou irregulares. É como cortar um tecido no viés para fazer algumas roupas, por conta do caimento. Cortando o papel assim ele se amolda melhor e faz menos ruguinhas.

Feito isso agora é botar mãos à obra!

Você pode usar a papietagem só para cobrir uma superfície onde a massa de papel não tenha aderência como um vasilhame de plástico ou o arame do esqueleto do boneco, e nesse caso basta uma camadinha mesmo. Mas se você quiser por exemplo dar resistência a uma suplerfície mole (como o jornal com que modelo as roupas dos bonecos) aí vc vai precisar de camadas. Nos bonecos costumo trabalhar com quatro camadas, mas isso pode variar se a peça for maior. O importante é deixar a superfície rígida o suficiente para receber a massa .

Vou passando a cola com os dedos de ambos os lados do papel, sem deixar nem um pedacinho sem ela, mas sem colocar demais. Cola em excesso vai deixar o resultado final todo enrugado!

Depois é só deixar secar. Bonecos podem secar ao sol, mas peças planas como caixas ou pratos e bandejas devem secar mais lentamente, à sombra para não empenar.

Última dica: se você for realizar sua peça toda em papietagem, é legal terminar a última camada em papel sulfite, porque ele tem um acabamento mais lisinho e mais fácil de pintar também.

Acho que aqui tem tudo que é preciso pra trabalhar essa técnica com todo o capricho. Dá pra fazer diferente ? Dá sim . Quando aprendi no curso com os cubanos lá no ano 2000, achei um exagero esses detalhes e fui testando fazer diferente. Daí já te conto , por experiência própria que eles estavam super certos e os resultados são bem diferentes viu!

Quer ver como uso a papietagem em meus bonecos?

Aqui no vídeo eu conto e mostro meu jeitinho de papietar :

Tenho uma pasta no Pinterest com uma seleção de vários  trabalhos legais totalmente feitos em papietagem para inspirar quem quiser se aventurar pela técnica , para ver é só clicar aqui .

Espero ter ajudado ! Quando você testar, vem me contar como foi aqui nos comentários. Se você já trabalha com papietagem e faz diferente, vem também me contar que vou adorar saber do seu jeitinho de trabalhar. E se ficou alguma dúvida, pode perguntar que se eu souber vai ser um prazer responder!

Um beijo e até logo!

6 thoughts on “A papietagem

  1. Olá, Marcella!

    Encontrei o seu trabalho e fiquei maravilhada!!!!!

    Para quando um curso online? Sabe, é que eu não poderei nunca frequentar os presenciais, pois, vivo em Portugal, nos Açores.

    Um abraço!

  2. BOA TARDE! eu amei seu trabalho, era vc mesmo que eu procurava vc é ótima sabe ensinar, da todas dicas eu nunca mas quero perder vc de vista ,eu ja trabalho com papietagem mas sempre quero aprender mais e sei que com sua ajuda eu vou longe beijo ,foi um prazer te conhecer

  3. Fantastico, vou seguir seu tutorial pra ver se consigo fazer tb. Mas, se vc quiser me dsr um curdo online, diga o valor e as condições. Vou adorar se vc quiser dar o o curso. Sou de Salvador Bahia e vc? Anote meu zap 71991155744.aguardo retorno. Muiti Obrigada

Vou gostar demais de saber o que achou! Comente aqui: