Como faço as roupinhas dos meus bonecos

Quando começo um boneco, uma das primeiras escolhas é como será seu figurino. É importante porque é um dos elementos que mais define a personalidade da personagem e também porque guia uma série de decisões que  preciso tomar depois: a paleta de cores que vou usar, as posições que aquele modelo de roupas permite, outros materiais que posso ou não agregar são algumas delas.

Também posso querer definir o figurino pensando em elementos que possam ressaltar alguma característica como leveza, dinamismo, aconchego… Uma echarpe ao vento ou um colar delicado , sapatos pesados ou chinelinhos. Será que precisa de um casaco? São escolhas que vão definindo o jeito do boneco e também enriquecendo plásticamente a peça.

No caso dos retratos, procuro estudar fotos de quem será representado para entender um pouco do seu estilo de vestir, antes de definir como vou fazer. Isso inclui entender as cores que a pessoa usa, se são roupas mais justas ou não, se são mais despojadas ou formais. Gosto de estar atenta a todos esses detalhes  com a intenção de que a pessoa se reconheça mais na boneca 😉.

Depois de definir como será a roupinha, vem a hora de executar. Com raras exceções, costumo partir de cilindros. Um cilindro de jornal pode virar uma saia. Dois cilindros estreitos como canudos viram uma calça . Mais dois cilindros estreitos e um mais largo combinados podem compor uma blusa. Pensar a estrutura em função de formas geométricas me ajuda bastante.

No vídeo mostro  como monto o modelo mais simples de saia e também um conjunto de calças e paletó. É bem descomplicado e seguindo o passo a passo não tem erro! Depois de fazer esses modelos mais simples dá para adaptar e inventar uma saia godê, uma jardineira ou qualquer outro modelo mais elaborado.

A lista de materiais é bem pequena e geralmente temos  em casa. Com jornais e fita crepe resolvemos quase tudo ! Se não tem jornais, dá para usar outros tipos de papel. Tem gente que gosta de usar papel laminado. Eu  acho um material mais dificil de papietar , mas permite modelar bem as formas.

Usar as folhas dobradas deixa o jornal um pouco mais resistente facilitando a próxima fase da papietagem. Para vestir bonecos maiores, gosto de trabalhar com papeis mais rígidos como a cartolina por exemplo, mas lembrando sempre da parte de amassar, como explico no vídeo. É um truquezinho dos bons para deixar as roupas com um caimento mais bonito.

Com esta parte inicial pronta passamos para a papietagem, que é cobrir a peça com camadas de papel e cola . Para o tamanho dos meus bonecos quatro camadas costuma ser suficiente, mas para bonecos maiores geralmente é necessário aumentar o número de camadas para conseguir uma superfície rígida o bastante para aplicarmos a massa . Tenho já um post explicando como faço a papietagem, mas uma dica boa com relação às roupinhas é que quanto mais delicada for sua papietagem, quanto mais você conseguir respeitar as dobras do jornal, mais bonito tende a ficar o movimento das roupas.


Gostou de saber como visto meus bonecos?

Se você ainda não começou a fazer os seus  porque não sabia como fazer as roupinhas, é só assistir ao vídeo e botar mãos à obra! 😉

Ainda ficou com alguma dúvida?

Pode deixar aqui nos comentários que logo respondo 😊

Agora, se você já faz seus bonecos e faz suas roupinhas de um jeito diferente ,conta aqui pra mim !Vou gostar demais de saber!

Um abraço carinhoso e até breve!

10 thoughts on “Como faço as roupinhas dos meus bonecos

  1. Amo trabalhar com o papel Machê e todas das boas dicas a partir desta técnica são muito bem vindas, e o seu trabalho é um dos meus preferidos.

    1. Que bom Emanoel, obrigada! O papel machê é uma técnica apaixonante em que podemos fazer muito com bem poucos recursos. É muito bom poder compartilhar algo de que gosto tanto!!!

      1. Gratidão por compartilhar um pouco do seus conhecimentos, sem receios de serem copiadas, você tem sua característica e isso que é importante.

        1. Aprendi muito com vc. Amei as dicas. Obrigada por compartilhar seu conhecimento. Artistas assim vamem ouro neste mundo tão egoísta. Valeuuuu!🌷😘🙏

    2. Amei seu trabalho. Vi alguns vídeos no YouTube e fiquei apaixonada. Não conhecia essa técnica. Pretendo usa-la num trabalho pra faculdade. Fiquei com uma dúvida na hora de finalizar o boneco. Vc passa papel machê depois da papietagem ou finaliza só papietando? Braços e pernas finalizo com papel machê?

      1. Oi Cizy, é isso mesmo, depois da papietagem aplico a massa de papel , principalmente nos braços e pernas. Pretendo fazer mais um vídeozinho mostrando como aplico a massa 😊

  2. Tava precisando demais dessas dicas. Tinha feito dois bonecos tentando colocar o paletó e não deu muito certo. Uma pequena dúvida: vc usa o papel mache nas roupinhas depois de papietar ou fica so na papietagem?
    Teu trabalho é lindo. Amo demais ♥️

  3. Eu estava precisando desse vídeo… Foi muito útil… Vc vai fazer outros das etapas seguintes, além daquele da papietagem da saia? Eu gostaria muito de ver esses dois bonecos finalizados…😊

  4. Muito grata pelas suas dicas, embora eu tenha desenvolvido uma técnica própria, sempre podemos aprender uma nova que simplifique e melhore nosso trabalho, já falei várias vezes que sou fã do seu trabalho, que descobri a 2 anos atrás. Comecei inspirada em seu trabalho e sigo admirando cada dia mais. Parabéns!

    1. Obrigada Annacyara!
      A melhor coisa é conhecer várias maneiras de trabalhar e ir descobrindo nosso próprio conjunto de técnicas, nosso próprio método e estilo. Compartilhar e trocar informações com carinho e respeito só fazem bem pra todo mundo ❤! Que bom ter vc por aqui um abraço! 🤗

Vou gostar demais de saber o que achou! Comente aqui: