CMC – O que é,para que eu uso e como preparo
Por muito tempo fiz a papietagem com a goma caseira de farinha. Ela é ótima, segura, gostosa de trabalhar e feita com ingredientes que todo mundo tem em casa, mas dura só três dias. E isso se bem guardada na geladeira! Para quem papieta de vez em quando e faz um boneco aqui, outro ali, a goma caseira super funciona. Mas quem tem um ritmo de trabalho como meu, precisa de um pouco mais de praticidade. O CMC também é seguro e muito gostoso de trabalhar, só que infinitamente mais prático!
A carboximetilcelulose é uma substância derivada da celulose e que tem um número enorme de aplicações. Serve pra fazer sorvete, para fazer xampu, creme facial, batom, gelatina, bala de goma , encadernação e até boneco!
O CMC (que é a sigla para carboximetil celulose) é um pozinho branco atóxico, solúvel em água e é um excelente
espessante, doador de viscosidade, estabilizante de fluidos, emulsificante, engomante, e o que realmente importa para mim:
um ótimo agente adesivo.
Para quê eu uso o CMC?
Como expliquei aqui em cima, uso o CMC para papietar, no lugar da goma caseira de farinha. Gosto também de aplicar para alisar a massa antes de deixar secar ( etapa fundamental se vc quer um acabamento mais delicado) O modo de usar é igualzinho ao da goma caseira e eu acho que deixa o processo da papietagem mais gostoso, mas alguns alunos preferem continuar usando a goma de farinha porquê se adaptam melhor. É o caso de experimentar as duas e ver qual você gosta mais.
Já conheci algumas maneiras diferentes de preparar o adesivo, mas a que uso é a que achei mais fácil e vem funcionando muito bem. Gosto de preparar um pote com um gel bem espesso e concentrado e vou diluindo à medida em que preciso .
Faço assim:
Encho de água filtrada um pote de vidro com tampa e acrescento uma colher bem cheia de CMC. Dou uma chacoalhadinha e deixo descansar até o dia seguinte. Ele hidrata e fica com uma consistência de gel bem espesso sozinho! Viu como é fácil? Dai coloco um pouco deste gel em outro pote e acrescento mais água para ficar em uma consistência boa para trabalhar (parecida com a do alcool gel) e guardo o mais concentrado na geladeira. Dura bastante, não sei dizer quanto porque nunca estragou.
Pelas fotos você pode acompanhar o passo a passo mais fácil do mundo! Rsrsrsrs
Começo com um pote de vidro bem limpo e com água até quase encher. Esse espacinho que sobra vazio ajuda na hora de chacoalhar
Coloco uma colher generosa de CMC
Tampo bem e chacoalho um pouquinho
Ele fica assim cheio de pedacinhos
Em pouco tempo ele vai hidratando e ficando uniforme
No dia seguinte está totalmente hidratado e com essa consistência bem espessa
Daí é só colocar um pouco em outro potinho e diluir com mais água até uma consistência boa para trabalhar como no vídeo do início do post
Para ver como trabalho a papietagem você pode visitar um post caprichado sobre a técnica clicando aqui. E lá você também pode baixar o passo a passo ilustrado com a receita da goma caseira.
Se você quiser experimentar trabalhar com o CMC pode encontrar em boas lojas de materiais artísticos ou mesmo no Mercado Livre
Obrigada, Marcela, comprei cmc e gostei muito, mas achei complicado diluir. Vou fazer desse jeito que vc ensinou. Amo demais seus trabalhos! Beijo no seu coração 🥰
Oi Erieme, que bom te ver por aqui! Eu acho que este jeito de diluir é bem facinho, funciona e não dá trabalho. Depois me conta se funcionou😊. Beijo grande e obrigada pelo carinho !!!
Oi Marcella, algumas vezes usei a cola caseira, porém resolvi comprar um pote de CMC para textar. Adoro ouvir as dicas de todas(os) as(os) artistas que possuem experiências e dominam a arte em machê. Grato
Maravilloso, gracias por compartir!
puxa que post excelente, estava buscando algum tutorial sobre CMC e este me ajudou muito! obrigada