Como cuidar de seu boneco de papel machê

Você sabe como cuidar direitinho de seu boneco de papel machê?

O papel machê é uma técnica maravilhosa, deliciosa para trabalhar e que proporciona trabalhos incríveis, mas como tantos outros materiais precisa de alguns  cuidados simples para que se conserve em perfeito estado!

Depois de mais de dez anos trabalhando intensamente com o papel machê já aprendi um bocado sobre como fazer  que meus bonecos amados continuem lindos ao longo do tempo. Mas aprendi na prática, no esquema tentativa e erro sabe? Então quando pensei em compartilhar aqui os cuidados necessários com as peças de massa de papel tive a ideia de perguntar pra quem sabe, quem estuda e pode contar com segurança o melhor jeito de conservar esses objetos tão queridos quanto delicados.

Quem me ensinou direitinho foi a super querida e talentosa restauradora Leticia Dale , que me deu todas as dicas que vou compartilhar agora (não resisti e comentei cada uma 😜) :

  • 1- “Evite luz solar direta” –  Cuidado para não deixar seu boneco muito perto de janelas ou em varandas antes de conferir como o sol se comporta ao longo do dia. Sol direto pode ocasionar descolamento de algumas partes e ainda o descoramento, a queima do pigmento. Escolho sempre materiais de ótima qualidade e boa parte das tintas que uso é de uma marca alemã que garante a conservação das cores por anos, mas desde que não exposta ao sol direto, certo?

  • 2- “Evite foco de luz incandescente a curta distância” – exatamente pelo mesmo motivo da luz solar.

  • 3- “Evite locais com muita umidade” – É papel ,né? Mesmo misturado aos outros materiais , envernizado com carinho e tudo, ainda é papel e a umidade excessiva pode acabar danificando o boneco. Banheiros, lavabos e varandas podem ser bem perigosos para a saúde de sua belezura!

  • 4- “Evite variações bruscas de temperatura e umidade” – Essa dica é um pouco mais complicada de seguir, porque pode depender das variações climáticas, mas não custa estarmos atentos para não provocar nós mesmos essas mudanças bruscas

  • 5- “Não utilize produtos químicos ou água para limpá-los. Apenas trincha ou pincel macio e seco e aspirador de pó. Sempre com muita delicadeza e cuidado” – A dica aqui é clara: cuidado para não danificar seu boneco com a melhor das intenções! Não deixar acumular uma camada grossa de poeira realmente ajuda , então vez por outra vai lá e dá um carinho para seu boneco tirando com um pincel a poeirinha acumulada , combinado?

Pra completar, quero acrescentar duas dicas minhas.

A primeira é especial sobre bonecos voadores, os móbiles.

Os bonecos suspensos foram pensados, idealizados e feitos com todo carinho para ficarem… suspensos! 😜

Juro que dói no meu coração quando vejo fotos de um boneco que foi feito para ficar suspenso encostado em cima de uma prateleira, meio apoiado, escorado na parede ou em outro objeto. É que como ele não foi feito para ficar apoiado e  não tem uma base estável ,  ele vai ficar caindo e arriscado a quebrar. Outra coisa que acontece é que o contato frequente com outra superfície vai danificando os detalhes, os recortes, as miudezas…  Boneco que foi feito para ficar suspenso, pendurado na porta ou na parede também é certeza de machucados na belezinha. A solução é simples! 😊 Se você tem um móbile, pendure no teto de modo que ele não tenha contato com outras superfícies. Mas se o que você quer é uma peça para pendurar na parede ou na porta, é só falar comigo que faço uma com todo o carinho. Combinado?

Minha segunda dica extra é: deixe sua peça fora do alcance de bichos de estimação. Nem sempre nossos amores de quatro patas  atacam bonecos, eu mesma tenho em casa 3 peludos e em todos esses anos apenas uma peça minha foi vítima de um deles (era uma linda girafa azul 😥). Mas pelo menos 99% dos casos de gente que me procurou em busca de reparo para algum boneco foi para resolver dano causado por cachorros e gatos ( gatos ganham disparado!). Sim sei que tem situações inesperadas e inevitáveis e também os bichos mais terríveis ( meu Zé Bolinha era assim quando filhote) mas na maior parte dos casos é só deixar em uma prateleira mais alta , ou outro lugar de mais dificil acesso .

É só seguir as recomendações e garanto que essa atenção vai fazer com que a beleza e o carisma de seu boneco se mantenha por muuuito tempo!

Para encerrar , recomendo muito que você vá conhecer o trabalho da Letícia na página dela do instagram : @leticiadalerestauro . Super talentosa, versátil e competente ela mostra na sua página muito dos mágicos processos da restauração . Letícia trabalha  com obras de arte,  com edificações e ainda com objetos antigos de puro valor afetivo. Sabe aquela peça carregadinha de afeto e estória mas que andou sofrendo pela ação do tempo ? Fala com ela que com muito carinho, respeito e ciência ela traz o encanto de volta !

Faltou só dizer que a Letícia ainda por cima é uma das pessoas mais doces e queridas que eu conheço! ❤

Agora que a gente já sabe como cuidar de nossos amores bonequeiros ficou fácil. Conhecimento e carinho juntos são poderosos!

Esta lindinha das fotos que ilustram o post foi a primeira boneca que fiz usando a massa de papel , a cerca de 10, 11 anos. Antes já tinha feito bonecos usando só a papietagem e também modelado em argila, mas com a massa de papel foi a primeira! Evoluí um bocado em relação à técnica, mas acho que ela já tem o jeitinho dos meus bonecos, vc concorda? E olha como o tempo passou bem para ela, mais de uma década e a bonitinha segue forte enfrentando qualquer tempestade com seu guarda-chuva e suas galochas !

Conta pra mim aqui nos comentários se você já sabia das dicas de conservação e como você faz para manter seus objetos mais amados longe dos perigos dos nossos amores de quatro patas 😊

Um abraço e até breve!

5 thoughts on “Como cuidar de seu boneco de papel machê

  1. Muito obrigado pela dica sobre a conservação da peça em papel mache, muito bom.

  2. Minha escultura de elefante de papel marché está toda furada. Parece ter sido atacada por bichinhos. O que posso fazer para parar isso !?

    1. Oi Susi, infelizmente não sei como consertar um dano como esse. < Mas sei que usando desinfetante na goma de faarinh evitamos este problema. É uma questão do material usado e talvez também da técnica. Seu elefante foi feito por você ? Se sim, que material você usou? Faz muito tempo?

Vou gostar demais de saber o que achou! Comente aqui: