As bonecas Kimekomi

 Bonecas estão presente nas diferentes culturas ao redor do mundo. Com formas muito diversas, materiais e funções variadas , essas representações da figura humana nos acompanham já faz muuuito tempo.  Alguns povos dão a elas um destaque muito especial e no Japão, bonecas são tratadas com um carinho singular. Lá , mais do que brinquedos ou peças decorativas, bonecas são consideradas amuletos que trazem sorte, saúde e alegria. No calendário japonês existe até um dia de celebração em que bonecas são as estrelas da festa: o Hinamatsuri, dia 3 de março que é o dia das meninas .

Entre tantos tipos tradicionais de bonecos que podemos encontrar no Japão a diferenciação costuma ser feita fazendo referência à técnica utilizada. As Kimekomi são feitas com a técnica de mesmo nome e sua característica principal é ter uma base de madeira ou serragem revestida por ricos retalhos de tecidos  presos a ranhuras da peça. 

Esse modelo de boneca surgiu em meados do século 18, no santuário Kamigamo em Kyoto e as primeiras foram entalhadas em madeira de salgueiro.

O processo passou por atualizações e agora as Kimekomi tem cabeça e mãos de porcelana e o corpo feito de uma mistura de serragem e cola ou mesmo de uma espuma especial.

Tudo começa modelando em argila para preparar a forma onde será aplicada a massa de serragem e cola.

Depois com a peça em serragem já seca é hora de lixar e entalhar os vincos que são a maior característica deste tipo de trabalho

O tecido é cortado sob medida para cada parte da superficie a ser coberta e antes da aplicação  coloca-se adesivo nas ranhuras. Com uma ferramenta o artesão vai pressionando o retalho para dentro do sulco e depois corta delicadamente as sobras.

Só então são fixadas a cabeça, as mãos, os cabelos (que podem ser pintados ou colados) e outros pequenos elementos que caracterizam o personagem como leques, espadas, chapéus ,sombrinhas.

Geralmente a confecção de uma Kimekomi envolve o trabalho de vários artesãos , cada um especializado em uma fase do cuidadoso processo, mas hoje já se encontram à venda kits com bonecos semi-prontos e fazê-las é um hobby popular no Japão. Não sei dizer se entregam no Brasil, mas se você se interessar por estes kits pode encontra-los clicando aqui, aqui ou aqui. Se você encomendar, vou gostar demais de saber como foi ,se você gostou  e como ficou seu boneco 😊

O lindo efeito característico dos tecidos presos aos vincos na base  dá a essas bonecas um aspecto único e inconfundível, mas vejo semelhanças entre elas e a maneira como trabalho as roupinhas . Pessoalmente gosto de misturar várias técnicas e incorporar procedimentos variados à elaboração de meus bonecos. Acredito que isso enriquece o trabalho e me mantém sempre aprendendo  e desenvolvendo minha compreensão dos materiais e dos processos artesanais. Fiquei bem curiosa com essa técnica!

Nas aulas de papel mache alunos sempre me questionaram sobre usar tecidos para revestir os bonecos , mas como não tenho grande familiaridade em trabalhar com esse material, não encontrava um acabamento que me deixasse satisfeita. Acho que esse processo do tecido revestindo a base e preso às ranhuras pode funcionar super bem para o papel machê.  Vale a pena experimentar, você não acha? 

Dá uma olhadinha aqui na galeria que fiz com algumas dessas lindezas :

 Selecionei alguns vídeos lindos mostrando o  processo ( você também ama vídeos que mostram como as coisas são feitas?) .

Você já conhecia essas bonecas e sua técnica? Que achou? Eu não conhecia essas bonecas e me lembro vagamente de ter visto muito tempo atrás uma técnica semelhante para fazer uns quadrinhos usando isopor 🤔

Espero que você tenha se encantado tanto quanto eu, e se decidir aventurar-se nesta nova técnica venha me contar a experiência !

Um abraço e até a próxima!

 
 
Créditos das Imagens:
A imagem inicial : https://www.etsy.com/no-en/listing/608847630/beautiful-geisha-doll-kimekomi-doll
Templo: TripAdvisor
Imagens do processo em ordem de aparecimento:
1 https://youtu.be/3BeOu96w7Gy
2 e 3 TripAdvisor
4 https://www.yukari-kai.com/history
5 https://www.tokyoweekender.com/2020/04/6-top-picks-from-our-day-in-the-life-series/
Kit para fazer a boneca:
https://www.worthpoint.com/worthopedia/japanese-kimekomi-doll-kit-show-1882060824
Imagens da galeria:
1 https://www.etsy.com/no-en/listing/608847630/beautiful-geisha-doll-kimekomi-doll
2 Tripadvisor
3 http://www.japonic.com/japanese-doll/doll109.htm
4 https://www.auctionzip.com/auction-lot/Pair-of-Takasago-Kimekomi-dolls._E874438A0F/
5 https://www.worthpoint.com/
6 https://www.juho-tougei.com/english/kimekomi/kimekatarogu/471hibiki/top.html
7 Tripadvisor
8 https://www.worthpoint.com/worthopedia/vintage-gofun-japanese-kimekomi-doll-1897200451
9 https://www.juho-tougei.com/english/kimekomi/index.html
10 https://orientalsouls.com/blog/traditional-crafts/heres-japanese-craft-can-make-edo-kimekomi-japanese-doll/
11 http://www.japonic.com/japanese-doll/archive.htm
12 http://www.japan-kogei.com/edokimekomi-about-eng.html
 
 

1 thought on “As bonecas Kimekomi

  1. Parabéns por socializar mais uma encantadora pesquisa do universo das bonecas e das suas confecções.

Vou gostar demais de saber o que achou! Comente aqui: