As Bonecas Akuaba

Quando a gente vê uma boneca como essa dificilmente se esquece, tanto por sua beleza quanto pela força de suas formas tão peculiares!

Estas são as bonecas Akuaba – ou bonecas da fertilidade – que fazem parte da tradição dos Ashanti, um subgrupo do grupo étnico Akan, originário de onde atualmente estão Gana, Togo e a Costa do Marfim, na região ocidental do continente africano.

Os Ashanti tem uma cultura matrilinear, e é muito desejoso para eles ter filhas mulheres.  Assim, estas figuras entalhadas na madeira em sua maioria tem características femininas, e suas formas simbolizam atributos que as futuras mães desejam ver em suas filhas: A cabeça grande simboliza inteligência, a forma redonda do rosto simboliza beleza, o pescoço com marcas como anéis faz referência à gordura, à fartura e à prosperidade e os braços que geralmente estão estendidos trazem a ideia de generosidade.

De acordo com os antigos costumes estas bonecas deviam ser carregadas junto ao corpo da mulher que desejava engravidar para atrair a fertilidade, ou da grávida para garantir uma gestação tranqüila e uma linda filha. Depois, quando a menina nascia, ganhava a boneca de presente como brinquedo . 

Na galeria aqui embaixo você vai ver uma série de belas imagens que fazem a gente pensar que, mesmo com diretrizes formais muito específicas (tamanho, forma do rosto, forma do corpo) e com recursos materiais bem limitados (um bloco único de madeira entalhada), o talento destes escultores produziu lindos exemplares muito diferentes entre si. Vale gastar um tempo passeando pelas imagens e se encantando com cada um de seus detalhes.  

Se você prestar atenção, vai perceber que cada criador desenvolveu a sua maneira de representar os elementos que compõe a figura feminina. Os olhos podem ser representados por pequenas bolinhas em alto relevo, ou por formas amendoadas com traços em baixo relevo. Podemos marcar ou não as bochechas. Podemos ter as sobrancelhas e o nariz delineados com curvas suaves ou definidos por linhas retas. A cabeça pode receber entalhes desenhando o cabelo ou furos onde prender brincos. E mesmo a cor da madeira acrescenta beleza e personalidade a cada boneca. Gosto sempre de pensar que a criação de um boneco é resultado de uma série de pequenas escolhas, e se repararmos com carinho em cada uma desses lindos exemplares podemos perceber a diferença que faz o caminho escolhido por cada autor.

Hoje, bonecas criadas à semelhança das tradicionais são vendidas como souvenir para turistas. Eu tive a sorte de ganhar um exemplar de presente de uma amiga querida que trouxe de uma viagem ao continente africano. Como não tenho a intenção de engravidar (rsrsrs) gosto de pensar nela como símbolo da fertilidade de projetos, de sonhos, de afetos e tantas outras expressões desta energia que frutifica e enriquece nossa vida!

1 thought on “As Bonecas Akuaba

  1. Miito cutioso. Eu n sabia dessa cultura. Enclntrei no livro Snjos e Demônios de Dan Brown. Aprendi muito. Obga.

Vou gostar demais de saber o que achou! Comente aqui: