Papietando o Esqueletinho

Depois que ensinei aqui no blog como fazer os esqueletinhos dos bonecos uma dúvida que sempre aparece é sobre qual é o próximo passo. Bem, o próximo passo é a papietagem! Primeiro para ajudar a estruturar o corpinho, que geralmente fica um pouco mole para se aplicar a massa diretamente nele, e depois porque a massa não adere direito a pernas e braços feitos de arame, mas passa a grudar direitinho depois que aplicamos uma camada de papietagem!

O video mostra bem como faço a papietagem do corpo, da cabeça, das pernas e dos bracinhos mas sempre escapam alguns detalhes e algumas boas dicas que completei logo aqui embaixo .

Dicas:

Se você ainda não está acostumado com a papietagem, pode ser interessante dar uma olhada em um post sobre ela que já fiz aqui para o blog. Lá você vai encontrar informações super explicadinhas sobre a técnica e também a receita da goma caseira. Se você preferir usar o CMC, como eu, pode também dar uma olhadinha no post sobre CMC para ver como preparo.

Esta fase do trabalho não tem muito segredo, mas é importante fazer com calma e carinho para garantir uma base delicada que vai contribuir para um lindo resultado final.

Outra dica boa é que em geral o corpinho deve receber umas quatro camadas de papietagem para ficar firme e facilitar a aplicação da massa, mas você pode aplicar uma ou duas, definir a pose e aí então completar as camadas se for necessário. Primeiro porque com as quatro camadas ele pode ficar muito rigido e dificultar a modelagem do movimento escolhido, e depois porque dependendo do figurino você pode preferir vestir o boneco antes de completar a papietagem. Se ele estiver vestindo um paletó por exemplo seria desnecessário trabalhar muito o corpinho, melhor vestir e papietar direto a roupa.

Com o vídeo e mais essas poucas dicas não tem erro: vai ficar fácil fácil começar a se divertir com a bonecaria !

Se você gostou do vídeo e achou tudo bem explicadinho , conta aqui pra mim nos comentários. Mas se ficou com alguma dúvida conta também que vou ficar feliz se puder ajudar!

Um abraço e até a próxima!

5 thoughts on “Papietando o Esqueletinho

  1. Amo.o seu trabalho, sua entrega é total e amorosamente divide conhecimentos, desperta na gente inspiração para a partir da massa desenvolver coisas próprias.

    1. Que coisa boa Rosana! A idéia é mesmo compartilhar técnica e inspiração para que cada um encontre seu caminho criativo!

      1. Estou a horas namorando suas postagens, qual foi minha surpresa ao encontrar o nome Sibila kkk, nome da minha única filha creia nunca tinha visto Sibila escrito ou como nome próprio em nenhum lugar, a não ser no livro q li na juventude, talvez por isso tenha me apaixonado ainda mais por seu trabalho kkkkk

Vou gostar demais de saber o que achou! Comente aqui: