Minhas ferramentas favoritas

Hoje trago para compartilhar um detalhe bem importante do trabalho de ateliê: as ferramentas. Nossa tendência é ou superestimar ,achando que só daremos conta de fazer o trabalho bem feito se tivermos uma lista imensa de itens, ou ao contrário, subestimar a importância dessas belezinhas achando que qualquer coisa serve e improvisando o tempo todo. Nem uma coisa nem outra. Poucas ferramentas são mesmo fundamentais, pelo menos quando o assunto é boneco de papel machê. Mas, nossa, quanta diferença faz ter a ferramentinha certa para facilitar o trabalho!

Como você verá nas fotos, eu não tenho e nem uso ferramentas mirabolantes e caríssimas. Tenho poucas, simples e (também dá para ver nas imagens) muito usadas. A maioria já é bem velhinha e isso as torna ainda mais especiais: depois de muito uso, quase viram uma extensão da mão. Os dedos já conhecem a forma, a textura, sabem direitinho a força e a pressão que precisam usar em cada uma.

Essas que trouxe hoje para mostrar são as preferidas, e vou contar um pouquinho de cada uma e para que utilizo. Vamos lá?

Tesouras

Esta maior de cabo azul é uma tesoura grande simples que uso para materiais diversos, mas principalmente papéis e papelões. Tenho outra igualzinha separada para usar para tecido ( o papel faz a tesoura ficar cega para o tecido, então é bom ter uma separada)

A pequena de cabo cinza é uma tesoura de aço, pesadinha e perfeita para cortar coisas pequenas, porém resistentes. É uma tesoura forte em que dá para usar mais força se for necessário. Essa é a minha preferida e se precisasse escolher uma única tesoura para ter seria ela, sem dúvida! Quase fiquei doida outro dia porque achei que a tinha perdido!

Esta outra miúda de cabo turquesa é uma tesourinha de precisão. Ela tem a ponta bem fininha e afiada e é maravilhosa para fazer recortes detalhados e bem pequenos. Foi a última que entrou para o kit e facilitou demais minha vida quando chegou. Perfeita para recortar aquelas florzinhas bem pequeninas que amo espalhar pelas cenas.

Por último a tesoura de passarinho. É uma tesoura de bordado e é uma lindeza! Rsrsrsrs … Tudo que faço com ela posso fazer com uma das outras duas, mas gosto de usar porque é linda e é uma delícia trabalhar com materiais lindos, além do mais ela dá todo um charme às fotos.

Alicates

Os dois primeiros um de cabo laranja e o outro com o cabo preto são “alicates de bico fino” ou meia cana e são bons para modelagens um pouco mais delicadas com o arame.

O terceiro, com o cabo vermelho e preto é um “alicate universal”, que é o tipo mais básico e que quase todo mundo tem em casa. Tem o bico chato, com a parte interna estriada e tem também uma área de corte. É muito, muito útil e se fosse preciso escolher apenas um alicate, seria esse sem dúvida. Gosto especialmente deste vermelhinho porque é miudo e cabe direitinho na minha mão pequena, facilitando demais o trabalho.

Por último o alicate de cabo preto e bico redondo que é perfeito para fazer curvas e voltinhas com o arame.

Espátulas

Estas são as espátulas que eu uso para modelar a massa de papel. Dá para trabalhar sem elas? Até dá , dependendo do trabalho que você faz e das dimensões também, mas sem dúvida é muito melhor com elas. Gosto de ter formatos e tamanhos bem variados porque cada uma se acomoda melhor a algum tipo de trabalho. Espátulas artísticas podem ser ótimas, mas também dá para usar colheres de diferentes tamanhos e formatos, facas, ferramentas de dentista, de manicure, e mais um monte de coisas. Aos poucos você vai juntando e aprendendo ao que cada uma se presta.

Essas da foto acima são as que mais uso no ateliê: As duas primeiras, a laranja e a com cabo branco, são espátulas para patê compradas em loja de coisas para cozinha. As duas seguintes , a rosinha e a ao lado toda de metal são espátulas para manicure. A quinta é uma ferramentinha de dentista que tem uma ponta que parece uma colherzinha minúscula e outra fininha e alongada, é a minha preferida. Por último uma espátula de loja de material de artes também muito boa e já antiga, quase uma extensão dos meus dedos.

Estiletes

Meus estiletes são estes dois: O vermelhinho que é um simples , com lâmina larga e trava de segurança. Ótimo e já bem velhinho. O importante é ter sempre um pacotinho de lâminas para trocar e não ficar usando estilete cego que atrapalha tudo. O amarelinho é um kit com lâminas de diferentes formatos bom para um sem número de funções! Sabe uma que uso muito? Pequenas correções de modelagem ou para tirar pequenas pelotinhas de massa e outros excessos antes começar a lixar. Ajuda demais!

Lixas

Por falar em lixar, este é um kit de limas ótimo para lixar lugares que minha mão não alcança. Nunca pensei em comprar, mas um dia encontrei baratinho em uma loja de ferragens e logo se mostrou uma ótima compra! Perfeito para resolver certos cantinhos.

Pinças

Este conjunto de pinças é muito bom para trabalhar as miudezas, colar folhinhas, segurar pequenos elementos na hora da pintura, e mais um monte de situações que fazem nossos dedos parecerem grandes demais!

Outras ferramentas

Esta última imagem tem uma mistura de outras ferramentinhas que me ajudam muito!

No canto esquerdo da imagem temos três grampos, o pretinho é de cabelo, comprado em loja de cosméticos e os outros dois, um laranja e outro amarelo ganhei de presente e nunca encontrei para comprar. São mesmo muito úteis para segurar as peças na posição enquanto a cola, a goma ou a massa secam.

Depois delas temos duas ferramentas que uso para furar, a com cabo de madeira é um agulhão usado em encadernação e a outra é uma ferramenta de dentista com duas pontas fininhas: uma curva e outra retinha.

Esses com os cabos branco e cinza são dois boleadores. Geralmente são usados para marcar uma superfície, riscando ou pressionando ou esfregando o boleador sobre um papel para que ganhe um efeito tridimensional. Dá para marcar linhas, fazer texturas, curvar florzinhas e outro tanto de coisas! Além disso uso também na hora da pintura para “carimbar” bolinhas .

Por último no canto direito da imagem está o paquimetro, esta ferramenta laranja de plástico. É minha ferramentinha mais nova e serve para conferir as medidas, os tamanhos, as distâncias. Fiquei na dúvida se os dois bracinhos tem o mesmo comprimento e espessura, o paquímetro conta. Conferir se pés e mãos estão proporcionais, também é com ele!

Chegamos ao fim da minha listinha de favoritas e confesso que selecionar as mais usadas e contar um pouco de como trabalho com cada uma foi super interessante para mim. Acho que gosto ainda mais delas e sou mais agradecida pelo tanto que me ajudam agora que parei para pensar com carinho em suas funções.

Você gostou de conhecer as ferramentas? Já trabalha com elas também ? Conhecia todas ou descobriu alguma novidade? Ficou interessada em experimentar?

Responde pra mim aqui nos comentários e conta quais são as que não podem faltar no seu ateliê!

6 thoughts on “Minhas ferramentas favoritas

  1. Sempre amei bonecos fiz curso com CIA Truks. E outros
    Mas ao ver seu trabalho me apaixonei..
    Logo irei fazer…
    Preciso saber uns detalhes do esqueleto do bonecos

    1. Oi Marcos Antônio, que legal! Fico feliz que gostou deles 🥰 Vc já deu uma olhada no post onde ensino como fazer?

    2. Como é costume no seu blog, tudo é uma rica fonte de informações. Cada ferramenta é uma surpresa. Por exemplo as lixas acredito serem realmente um bom instrumento para pequenos detalhes.

  2. Eu me apaixonei pela sua partilha! Estou inspirada em entrar nesse mundo dos bonecos de machê! Gratidão

Vou gostar demais de saber o que achou! Comente aqui: