CMC – O que é,para que eu uso e como preparo

Por muito tempo fiz a papietagem com a goma caseira de farinha. Ela é ótima, segura, gostosa de trabalhar e feita com ingredientes que todo mundo tem em casa, mas dura só três dias. E isso se bem guardada na geladeira! Para quem papieta de vez em quando e faz um boneco aqui, outro ali, a goma caseira super funciona. Mas quem tem um ritmo de trabalho como meu, precisa de um pouco mais de praticidade. O CMC também é seguro e muito gostoso de trabalhar, só que infinitamente mais prático!

A carboximetilcelulose é uma substância derivada da celulose e que tem um número enorme de aplicações. Serve pra fazer sorvete, para fazer xampu, creme facial, batom, gelatina, bala de goma , encadernação e até boneco!

O CMC (que é a sigla para carboximetil celulose) é um pozinho branco atóxico, solúvel em água e é um excelente
espessante, doador de viscosidade, estabilizante de fluidos, emulsificante, engomante, e o que realmente importa para mim:
um ótimo agente adesivo.

Para quê eu uso o CMC?

Como expliquei aqui em cima, uso o CMC para papietar, no lugar da goma caseira de farinha. Gosto também de aplicar para alisar a massa antes de deixar secar ( etapa fundamental se vc quer um acabamento mais delicado) O modo de usar é igualzinho ao da goma caseira e eu acho que deixa o processo da papietagem mais gostoso, mas alguns alunos preferem continuar usando a goma de farinha porquê se adaptam melhor. É o caso de experimentar as duas e ver qual você gosta mais.

Já conheci algumas maneiras diferentes de preparar o adesivo, mas a que uso é a que achei mais fácil e vem funcionando muito bem. Gosto de preparar um pote com um gel bem espesso e concentrado e vou diluindo à medida em que preciso .

Faço assim:

Encho de água filtrada um pote de vidro com tampa e acrescento uma colher bem cheia de CMC. Dou uma chacoalhadinha e deixo descansar até o dia seguinte. Ele hidrata e fica com uma consistência de gel bem espesso sozinho! Viu como é fácil? Dai coloco um pouco deste gel em outro pote e acrescento mais água para ficar em uma consistência boa para trabalhar (parecida com a do alcool gel) e guardo o mais concentrado na geladeira. Dura bastante, não sei dizer quanto porque nunca estragou.

Pelas fotos você pode acompanhar o passo a passo mais fácil do mundo! Rsrsrsrs

Para ver como trabalho a papietagem você pode visitar um post caprichado sobre a técnica clicando aqui. E lá você também pode baixar o passo a passo ilustrado com a receita da goma caseira.

Se você quiser experimentar trabalhar com o CMC pode encontrar em boas lojas de materiais artísticos ou mesmo no Mercado Livre

3 thoughts on “CMC – O que é,para que eu uso e como preparo

  1. Obrigada, Marcela, comprei cmc e gostei muito, mas achei complicado diluir. Vou fazer desse jeito que vc ensinou. Amo demais seus trabalhos! Beijo no seu coração 🥰

    1. Oi Erieme, que bom te ver por aqui! Eu acho que este jeito de diluir é bem facinho, funciona e não dá trabalho. Depois me conta se funcionou😊. Beijo grande e obrigada pelo carinho !!!

  2. Oi Marcella, algumas vezes usei a cola caseira, porém resolvi comprar um pote de CMC para textar. Adoro ouvir as dicas de todas(os) as(os) artistas que possuem experiências e dominam a arte em machê. Grato

Vou gostar demais de saber o que achou! Comente aqui: