Entendendo o uso das cores e 8 dicas de pintura para bonecos

A pintura é uma das fases mais gostosas da criação de um boneco e a escolha da paleta de cores é sem dúvida uma das mais importantes para caracterizar cada personagem e revelar sua personalidade. Você já parou para perceber como o conjunto das cores de cada boneco conta para a gente muito de quem ele é ? A intenção deste post não é passar um monte de regrinhas, mas ajudar a fazer as escolhas de um jeito mais consciente e assim conseguir que nossos personagens expressem com mais clareza suas características.

Vamos começar pelo círculo cromático. Talvez você já o conheça porque ele é muito usado sempre que a escolha e combinação de cores sejam importantes : na arte, na moda, na decoração , na maquiagem e em tantas outras áreas. Se você já conhece e sabe usar essa ferramenta colorida, fique à vontade para pular lá pro fim do post onde compartilho minhas dicas especiais .

Agora, se você não conhece ou conhece mas ainda não aproveita suas possibilidades vamos já entender como essa belezinha funciona:

O círculo cromático é um diagrama organizado para facilitar a compreensão das cores e de tornar mais fáceis suas combinações. As cores  podem ser dividas em:

Cores primárias –São as 3 cores puras, que não podem ser obtidas por misturas e que a partir da combinação delas obtemos todas as outras. A gente costuma aprender que as três cores primárias são o azul, o amarelo e o vermelho, mas isso não se confirma quando vamos preparar nossas próprias tintas. Na verdade as cores que servem de base para preparar todas as outras são o ciano (um tipo de azul) o amarelo e o magenta. Se você checar a cor dos cartuchos da sua impressora são exatamente esses que vai encontrar .

Cores secundárias – formadas pela mistura de duas cores primárias

Cores terciárias– formadas pela mistura de uma primária e uma secundária

Outra divisão possível é por temperatura da cor:

Quentes– São as cores que transmitem a sensação de calor, movimento, vibração. Os vermelhos, laranjas , amarelos são quentes
Frias– São as cores que transmitem a sensação de frio e tranquilidade . Os azuis e violetas são frios.

Dica importante : A percepção da temperatura das cores pode ser relativa. Em uma paleta toda em tons de azul, o turquesa ( que tem amarelo em sua composição) parece quente em relação a outros azuis mais puros. O mesmo turquesa parece frio quando em uma combinação com vermelhos e laranjas. Isso vale para todas as cores e combinações !

E como a gente pode usar o círculo cromático pra ajudar a harmonizar as cores do nosso boneco?

Temos alguns modos de combinação de cores possíveis e cada um deles faz a gente perceber certas características , então sabendo disso podemos fazer essas escolhas de maneira consciente para destacar estas características do nosso personagem. Aqui estão algumas das harmonias possíveis e o impacto que exercem em nossa percepção:

Harmonia monocromática: Quando escolhemos uma cor e trabalhamos apenas com suas variações de luminosidade e saturação. É uma harmonia fácil de trabalhar e que transmite elegância e suavidade e refinamento.
Dica: Algumas vezes essa combinação pode parecer um pouco “tediosa” . Para deixa-la mais interessante sem perder suas características, você pode “temperar” a paleta incluindo pequenos detalhes de uma cor contrastante ( pequenos mesmo!)

Harmonia análoga: É quando trabalhamos com cores que estão lado a lado no círculo cromático. Como a harmonia monocromática, é fácil de trabalhar e também transmite a sensação de elegância e suavidade mas com mais dinamismo e jovialidade.

Harmonia complementar: A harmonia resultante de cores opostas no círculo cromático, é sem dúvida a mais vibrante de todas. Tem o mais alto contraste e é tão impactante que pode ser difícil de trabalhar. Resulta em peças joviais, divertidas e vibrantes.

Harmonia triádica: É a harmonia obtida usando três cores equidistantes no circulo cromático, como azul, amarelo e vermelho. É das harmonias mais fáceis de trabalhar e gera uma combinação ao mesmo tempo vibrante , alegre e rica.

Harmonia do complemento dividido: Quando combinamos uma cor e as vizinhas à sua cor complementar. É uma variação da harmonia complementar que mantém a característica do alto contraste, mas com mais suavidade.

Harmonia dupla complementar: Combinando dois pares de cores complementares conseguimos esta harmonia super rica. Pode ser um pouco mais complicada de equilibrar. Uma boa ideia é escolher uma das cores para ser usada em maior quantidade dominando a composição e acrescentar as outras com atenção ao equilíbrio entre elas.

A principio pode parecer um pouco artificial ou incomodo usar esses esquemas no processo de colorir nossas peças mas ajuda um bocado os ter como ferramentas para trazer consciência para nossas escolhas. Muito logo a gente internaliza essas informações e o processo se torna supernatural.

Dicas de pintura:

A fase da pintura pode tanto enriquecer  muito um trabalho como desvaloriza-lo então aí vão algumas de minhas dicas preferidas para esse momento da criação ser ainda mais proveitoso e divertido.

  • Geralmente o uso de mais de um tom de cada cor tende a tornar a peça mais interessante. Sabe quando reparamos quantos tons de verde podemos perceber em uma mesma planta? É legal ficar atento e realçar as áreas de luz e sombra.

  • Essa dica a cima é particularmente interessante para pintar os cabelos. Para um resultado mais vivo e interessante costumo selecionar pelo menos três tons próximos, pintar a base com o mais escuro deles e depois acrescentar os mais claros em sequência. Funciona como o efeito das “luzes” feitas no cabeleireiro. Realçam o volume e o movimento e dão graça aos cabelos de nosso boneco.

  • Cores claras ressaltam imperfeições da superfície e cores mais escuras as disfarçam.

  • O branco deve ser usado com cuidado. Mais que todas as outras revela as imperfeições, pode parecer sujo, manchado, juntar marcas de pincel e pelos. Funciona melhor em áreas menores e menos expostas.

  • O amarelo tende a não ter boa cobertura. É fácil cobri-lo com outra cor mas dificílimo cobrir qualquer cor com ele. Uma boa solução é usar primeiro uma tinta branca para neutralizar a cor que queremos cobrir, esperar secar e só depois passar o amarelo.

  • Gosto de ter várias tonalidades para pintar a pele, afinal somos todos diferentes uns dos outros e nossos bonecos também podem ser . É difícil encontrar no mercado tintas com uma boa variedade de tons de pele e por isso prefiro eu mesma preparar as minhas. Estou pensando em fazer um tutorial de como preparar belos e variados tons de pele. Se você ficou interessado, me avisa aqui nos comentários que eu coloco esse projeto já em andamento.

  • Gosto quando a pintura do rosto parece mais natural e não muito marcada.  Para conseguir esse efeito quando faço a cor que vou usar na boca , nas bochechas e pálpebras procuro usar como base a cor usada para pele, assim consigo um resultado mais delicado e suave.

  • É interessante pensar as cores da roupa do boneco de modo a realçar a personalidade e intenção do personagem.  Roupas com mais de três cores ou com cores contrastantes passam a impressão de alegria e informalidade. Roupas com menos cores, monocromáticas ou com variações de uma mesma cor tendem a parecer sóbrias e/ou elegantes.

Gostou das dicas? Ficou com alguma dúvida? Conta aqui nos comentários que posso te ajudar a resolver !

5 thoughts on “Entendendo o uso das cores e 8 dicas de pintura para bonecos

  1. Olá Boa tarde.
    Primeiramente gostaria de parabenizar este lindo e fabuloso trabalho. Eu adoro estes tipo de arte. Fantástico!!!!
    Gostaria de.saber se vc está dando cursos e quando ?
    Estou desempregada e gostaria de entrar para o mundo das artes!!!😍
    Obrigada
    Cibele Santos

  2. Obrigada pela aula. Seus trabalhos são lindos e dá vontade de sair fazendo um monte de arte igual ❤️

  3. Opa! Adorei a ideia do projeto de criar uma paleta especial para os tons de pele. Às vezes uso as tintas puras, em sua cor original, às vezes misturo e crio meu próprio tom de pele. O importante é tomar o cuidado para anotar, pois se for necessário fazer algum retoque, essa mistura deverá ser a mesma para não comprometer o resultado.

  4. Que incrível seu trabalho, Marcella! Que cuidado na apresentação! Muito obrigada! Quero fazer um curso contigo assim q possível. Gratidão e grande abraço!

Vou gostar demais de saber o que achou! Comente aqui: