O primeiro passo para o boneco: a estrutura!

Algumas vezes quando começo o boneco, já tenho a idéia prontinha. Já sei onde quero chegar. Outras , a ideia do boneco está ainda muito incerta e parece que nem sei por onde começar. Antes isso até a me bloqueava um pouco, mas com o tempo aprendi que o melhor jeito de fazer a ideia chegar é montar logo a estrutura.

Ou o esqueletinho como gosto de chamar .

A maior parte das vezes quando termino de montar o esqueletinho a idéia já está mais delineada e fica fácil seguir para as próximas etapas.

Este vídeo tem o passo a passo certinho de como monto a estrutura para meus bonecos. Sei que há uma enorme diversidade de mameiras de fazê-lo, mas acho esta fácil, rápida e versátil . Tenho também uma variação para as bonecas de saia longa que talvez acabe virando assunto de outro tutorial.

Detalhes que acabaram ficando de fora do vídeo:

-Para este tamanho de boneco, uso o arame galvanizado 14. É um tanto duro para modelar, mas é resistente o suficiente para dar suporte às pernas e braços. Para bonecos menores, um arame mais fino resolve, e para bonecos maiores pode ser melhor escolher um ainda mais grosso.

-Outro detalhe que ficou de fora do vídeo e sempre explico nas oficinas, é que é  melhor fazer a cabeça menorzinha e lembrar que ainda vai receber camadas de papietagem e de massa de papel. É muito comum que os primeiros bonecos fiquem cabeçudos se a gente não se atenta a isso… rsrsrsrsrsrs

Acho que com o vídeo e essa pequena explicação os bonecos vão começar a chegar bem rapidinho!

Se ficou alguma dúvida, deixa nos comentários que respondo e quando experimentar fazer assim a estrutura, me conta o que achou!

Um abraço e até logo!

8 thoughts on “O primeiro passo para o boneco: a estrutura!

  1. Olá marcela, Depois de feita a estrutura você já aplica o papel machê ou tem algum processo antes?

    1. Oi Dandá, depois da estrutura faço a roupinha e passo para a papietagem Só depois é que aplico a massa.

    2. Oi Marcella, é como você mesma disse, tem várias de montar os “esqueletos”, na net é possível de encontrá-los, gratidão por ensinar a tua forma.

Vou gostar demais de saber o que achou! Comente aqui: