Dioramas

Sabe essas caixinhas lindas com cenas em miniatura? A gente se encanta mas nem sabe como se chama este tipo de trabalho. Eu já tinha até feito alguns quando descobri que se chamavam dioramas!

Os dioramas são representações tridimensionais e miniaturizadas de cenários, paisagens e momentos. Geralmente uma cena é construída dentro de uma caixa ou sobre uma base  combinando elementos bi e tridimensionais, superposição de partes bidimensionais ou várias misturas dessas possibilidades. Tem gente que acredita que só podemos considerar a peça um diorama se houver um fundo bidimensional dando a ilusão de profundidade, mas pessoalmente acho desnecessário limitar assim a definição .

Os dioramas mudaram muito ao longo do tempo.  Foram inventados pelo francês Louis Daguerre, (aquele mesmo dos inícios da fotografia) em 1826.  Originalmente eram uma forma de entretenimento que reunia expectadores em frente a uma tela pintada de ambos os lados e  com uma apresentação de  efeitos de luz que simulavam a tridimensionalidade do espaço e também a passagem do tempo. Explicando assim parece um pouco difícil de entender, mas era uma experiência surpreendente para a época e fez muito sucesso por anos! Tecnicamente é bem diferente do que hoje chamamos de diorama, mas a ideia já era a de representar cenas e “levar” os expectadores a experienciar lugares distantes ou momentos únicos.

Dioramas são muito usados como recurso didático,  mas também são um incrível meio de expressão criativa. Você pode agrupar elementos em uma caixa para simular uma cena realista, pode representar uma cena de sonhos ou mesmo agrupar elementos que juntos carreguem uma mensagem. Pode-se fazer dioramas muito simples com materiais que todo mundo tem em casa mas também dá para realizar projetos suuuper elaborados, com materiais especiais e requintados!

Quanta doçura e simpatia neste trabalho da  ilustradora mexicana Norma Andreu! E usando os materiais mais simples! Norma é mais conhecida como Cara Carmina , que é o nome desta personagem que vc vê ao lado . Esta série de dioramas com cenas da pequena Cara e seus quatro gatinhos é uma fofura só!  Você pode ver muito mais visitando o site dela aqui

 

 

Já a americana Allison May Kiphuth combina antigas caixas de madeira com recortes de aquarela para construir encantadores dioramas sempre tendo como tema a natureza. Aqui você pode visitar o site da artista e aqui acompanhar seu trabalho pelo Instagram.

 

 

Dá uma olhada nesses pequenos dioramas na lata de sardinha! A Ilustradora espanhola  Mar Cerdá, como Allison também constrói seus delicados dioramas usando recortes e aquarela ,mas alcança um resultado totalmente diferente. Seus trabalhos retratam espaços interiores e detalhadas cenas do cotidiano minuciosamente elaborados. Vale muito a pena conhecer o trabalho da artista,  visitando seu site  aqui ou aqui em seu perfil do instagram.

 

 

Já os dioramas da francesa Claire Giraul, com seu primoroso trabalho em papel nos levam  para o mundo dos contos de fadas! A Claire ,  mais conhecida como Miss Clara , já apareceu aqui no blog antes, num post só sobre ela . Sou particularmente apaixonada por seu trabalho que foi uma das minhas maiores influencias quando comecei a trabalhar com o papel machê. Clicando aqui você pode ver mais de seu trabalho em sua página do Instagram.

Estes são alguns bons exemplos de quanta coisa linda pode-se  criar em uma caixa!

No meu Pinterest tenho uma pasta  recheadinha com mais um monte de imagens  de trabalhos incríveis . É só clicar aqui para ir  até lá dar uma olhada,  quem sabe você não se inspira e descobre uma atividade divertida e meio mágica?

 

Preparei uma galeria com algumas das peças que já fiz. São trabalhos antigos,  os mais recentes são de 2015. Deu até saudade, talvez  já esteja na hora de retomar !

Viu como um diorama é uma linda maneira de contar uma estória?

Você sabe de um artista incrível que trabalhe com dioramas? Conta pra mim aqui nos comentários, que vou gostar demais de conhecer! Este formato é tão rico em possibilidades que dos projetos mais simples aos mais elaborados, dá pra gente se divertir demais e inventar um monte!

E se você se aventurar a produzir, vem me contar aqui como está sendo a experiência!

7 thoughts on “Dioramas

  1. É incrivel esse trabalho. Todos os artistas estão de parabéns. Vou pesquisar mais e, quem sabe também me aventure nessa nova arte

    1. Obrigada Maria Ivone, experimente sim, e depois vem me contar como foi !Aposto que vai gostar!!!

  2. Encantador. Gratidão pela informação, eu não tinha o conhecimento do nome dessa expressão artística. Amo, pq., elas também passam um pouco do universo dos teatros de fantoches, que sou fascinado.

    1. Que bom que você gostou Emanoel. Também sou encantada com teatro de bonecos, e acho logo deve ter post sobre aqui no blog

  3. Simplesmente encantada com os seus trabalhos e dos outros artistas. Quero um diorama seu.

    1. Oi Jú, que coisa boa vc por aqui! Vamos combinar que faço com todo o carinho!
      Obrigada pela visita!

  4. Charming work Marcella! I work with children and I am introducing them to dioramas this term!

Vou gostar demais de saber o que achou! Comente aqui: